ESC e Factoring: como funcionam, quais são suas diferenças e qual escolher
Entenda, de uma vez por todas, quais são as diferenças entre ESC e Factoring
Se você está pensando em empreender no mercado financeiro, há duas opções que estão em pleno crescimento e que você precisa conhecer: a Empresa Simples de Crédito (ESC) e a Factoring.
Entretanto, por mais que as duas opções possuam o mesmo objetivo — ajudar financeiramente as empresas em dificuldade —, a forma como atuam é bastante diferente.
Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje para ajudar você a esclarecer suas dúvidas sobre qual a melhor opção para investir em um novo empreendimento.
Portanto, continue conosco e entenda o funcionamento e as diferenças entre ESC e Factoring.
Leia também:
- ESC ou Factoring? Saiba qual o melhor modelo de empréstimo para a sua empresa!
- Como funciona a factoring;
- O que você precisa saber sobre a operação de factoring.
ESC e Factoring: o que são?
A Empresa Simples de Crédito (ESC) foi instituída pela Lei Complementar n° 167/2019 com o objetivo de impulsionar a economia, permitindo que micro e pequenos empresários possuam acesso a créditos para investir em seus negócios.
Isso significa que a ESC funciona como uma financiadora para esses empreendedores, oferecendo financiamentos, empréstimos e desconto de título de crédito.
Também há a possibilidade de alienação de bens para os empréstimos destinados à compra de equipamento ou outros bens físicos.
Entretanto, a ESC apresenta algumas restrições, como o fato de a empresa só poder atuar em sua região e a proibição da prática de alavancagem, devendo a empresa realizar operações exclusivamente a partir de capital próprio.
Mas e a Factoring, o que é?
A Factoring é a empresa responsável pelo processo de fomento mercantil, quando uma empresa compra uma dívida ou fatura de outro empreendimento.
Essa operação alivia o caixa da empresa ao permitir a transformação de títulos a receber em capital de giro. Já o comprador (Factoring) irá receber os títulos de créditos nos seus respectivos vencimentos.
Trata-se de uma prática muito comum utilizada pelos empreendimentos para acelerar o fluxo de caixa, principalmente por ser um método menos burocrático do que um empréstimo e por não configurar contratação de dívida para o empreendimento que vende as duplicatas.
ESC e Factoring: quais são as suas diferenças?
Existem algumas diferenças entre ESC e Factoring que precisam ser destacadas e que poderão ser decisivas no momento de sua escolha. Veja a seguir:
- Tipos de contrato: a ESC utiliza contratos simples para as suas operações. Já a Factoring trabalha com contratos de compra e venda;
- Receita: a ESC obtém receita a partir dos juros da operação de empréstimo, não cobrando taxa ou encargos extras. A Factoring, por sua vez, obtém receita a partir de um fator de compra acordado junto a seu cliente, sendo possível cobrar outras tarifas e encargos, desde que em comum acordo;
- Público: a ESC atende micro e pequenas empresas que atuam em sua região. Já a Factoring pode negociar com PJ ou profissional liberal;
- Garantia: enquanto a ESC pode ter garantias sobre suas operações, a Factoring não.
ESC e Factoring: como escolher a melhor opção?
A escolha mais vantajosa irá depender de seus objetivos, do seu perfil e dos requisitos de cada tipo. Agora que você já sabe como cada tipo funciona e conhece suas diferenças, é hora de analisar minuciosamente cada opção.
Contar com o suporte de especialistas vai ajudar você nesse processo.
Conte com a Tributus!
Nós, da Tributus, somos uma contabilidade especializada em operações de Factoring, com expertise em ESC, e vamos prestar o suporte de que você precisa para realizar suas operações em segurança e não perder dinheiro.
Entre em contato conosco! Nós vamos ajudar você!