Confira um guia abrangente de como calcular o preço de venda de um produto
Entenda tudo sobre o cálculo do preço de venda e veja qual a importância, o que considerar e como realizá-lo
Muitos varejistas se perguntam como calcular o preço de venda de um produto ao fixarem o preço de um novo item ou linha de produtos para as prateleiras de sua loja.
Aqueles que acreditam que o processo de fixação de preços deve ser baseado unicamente no preço da concorrência ou na demanda da economia estão incorretos.
O preço de venda correto é determinado levando em conta uma série de fatores e fazendo uma série de cálculos matemáticos.
Discutiremos sobre esses aspectos no decorrer desse artigo. Confira!
Qual a importância de calcular o preço de venda?
É crucial que os varejistas compreendam como calcular o preço de venda de seus produtos.
Cada etapa do planejamento da empresa, desde iniciativas de marketing até metas e resultados, requer esse conhecimento.
Os itens da loja que têm preços imprecisos são tão cruciais para o sucesso de um varejista que um fracasso neste procedimento pode resultar em menos vendas ou perdas monetárias.
Portanto, os varejistas devem tomar cuidado para garantir que este procedimento seja realizado corretamente.
O que considerar na hora de calcular o preço de venda?
É fundamental compreender as definições dos elementos chave antes de calcular o preço de venda, pois o erro de cálculo é evitado ao se ter uma compreensão clara dos mesmos.
Afinal, você sabe o que são custos, margens de lucro e valor para o cliente? Veja abaixo!
Custos
Todo o esforço necessário para disponibilizar o produto na prateleira, em condições comercializáveis e desejadas pelo consumidor, é referido como custo.
Os custos financeiros, de pessoal e de tempo são todos relevantes – a definição precisa do custo do produto é crucial para calcular o preço de venda e evitar perdas financeiras.
Os impostos incidentes e a ampla gama de trabalhos necessários para manter a mercadoria em boas condições tornam necessário avaliar cuidadosamente tanto os custos diretos quanto os indiretos.
Custos diretos
Referem-se aos insumos aplicados durante o processo de fabricação, ou aquisição do produto, que se somam aos impostos incidentes.
Esses tributos que incidem sobre ele compõem consideravelmente o preço final.
Custos indiretos
As despesas indiretas necessárias para manter, armazenar, vender, anunciar e operar os produtos devem ser incluídas.
A proporção de cada despesa em relação ao custo total dos produtos vendidos deve ser calculada.
As principais despesas indiretas são:
- Despesa geral: relacionadas às despesas administrativas, incluindo a folha de pagamento;
- Custo diferenciado por categoria: são os produtos com baixo giro e/ou que requerem refrigeração e, com isso, há adicional quanto aos custos de armazenagem, equipamento e energia.
Além disso, também se deve considerar o percentual relativo à quebra de produtos, visto que ocorrem com alta incidência sobre aqueles mais frágeis.
Margem de lucro
O próximo passo para determinar o custo do item é estabelecer a margem de lucro.
Uma margem de lucro é a quantia de lucro feita em cada item e deve ser determinada para cada item individualmente.
Para determinar a margem de lucro, a quantidade de itens vendidos – olhando o histórico – e a demanda por eles devem ser levadas em conta.
Valor para o cliente
O varejista deve primeiro determinar o valor de um produto para o consumidor antes de calcular o preço de venda.
É o fator mais complicado de quantificar do ponto de vista do cliente.
Há várias maneiras de determinar como os clientes percebem o valor de um produto.
Para determinar isso, é preciso analisar como o preço do produto impacta a percepção do cliente sobre seu valor.
Veja também o material que separamos abaixo:
- Como calcular o custo de produção de uma roupa?
- Conheça datas importantes para o varejo e programe as vendas em sua empresa
- Você sabe quando deve destacar o valor do frete na nota fiscal?
Como calcular o preço de venda de um produto corretamente?
Para calcular o preço de venda apropriado para um produto ou serviço, você deve pesar o preço de mercado em relação ao valor de seus custos e despesas totais.
Também deverá certificar-se de que o valor de seu produto seja igual ao custo das matérias-primas ou horas de serviço, além das despesas variáveis e fixas necessárias para realizar uma venda.
Além desses valores, também existem despesas com os tributos e aquelas físicas proporcionais para essa produção, como conta de água, luz, energia, entre outros.
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